ATENDIMENTO DE QUALIDADE

ATENDIMENTO DE QUALIDADE

sábado, 30 de maio de 2015

NA FIFA, VITÓRIA DO EU NÃO SABIA; A BOLA SEGUE ROLANDO...

NA FIFA, REINA BLATTER; NA TERRA DO REI, REINA MESSI
Desistência de príncipe Jordaniano garante quinto mandato do suiço. Na Espanha, show do argentino garante sonho da triplice coroa

Dessa vez não! Dessa vez não! Dessa vez...  sim. A desistência do príncipe Jordaniano Ali bin Hussein na eleição da presidência da FIFA deixou o campo mais do que livre para que Joseph Blatter garantisse sua permanência, pela quinta vez consecutiva, no comando da entidade máxima do futebol mundial. Alguns defendem - inclusive ele -  que o suíço nada sabia sobre os escândalos de corrupção que levaram à prisão vários de seus dirigentes, outros acham que o "desconhecido" Ali Hussein, que até outro dia desses era um dos aliados de Sepp Blatter, não representaria uma mudança verdadeira na instituição - e há até que entenda que seria uma regressão. Fato é que depois de tanto gás inicial o príncipe jogou a toalha e torrou a imagem do presidente da UEFA Michel Platini, principal, ou pelo menos mais conhecido, adversário do mandatário da FIFA. Tem gente maldosa por aí dizendo que a presidente Dilma e o ex presidente Lula estão comemorado bastante a eleição de Blatter, afinal de contas, afirma, seria mais uma prova de que podem correr rios de corrupção pelos corredores de uma instituição sem que seu principal líder tome conhecimento de nada...

. . .

Na Espanha, o novo Rei Felipe IV presidiu pela primeira vez a cerimônia de entrega do troféu de campeão da Copa do Rei a um "velho monarca". Lionel Messi marcou um golaço na primeira etapa da partida e abriu o caminho para que o Barça fizesse três a zero no Athletico de Bilbao e faturasse a segunda das três coroas que cobiça nesta temporada. Os outros gols foram marcados por Neymar e Messi de novo pro Barcelona, e Williams descontou para o Athletico. Aliás, Williams foi o primeiro jogador negro na história do time do país Basco a marcar um gol. No final, linda a festa do time catalão azul grená na hora de receber a taça. Iniesta  foi substituído e passou a faixa de capitão a Xavi, que está se despedindo do clube, para que o jogador levantasse o troféu. Linda festa também da torcida do Athletico, que não deixou o estádio aplaudiu e foi aplaudida pelos jogadores em campo num reconhecimento mútuo que sinceramente causou uma inveja danada neste que escreve.

. . .

Flamengo agora é o TIME DE GUERRERO! Não, o rubro negro da Gávea não adotou o adjetivo que a torcida do Fluminense usa para homenagear seus jogadores; certamente seria uma até uma heresia. Na verdade, o trocadilho serve só pra registrar que o Mengão confirmou a contratação do atacante Paolo Guerrero, ex Corinthians, e o peruano vestirá o Manto Sagrado depois de seu retorno da Copa América. Especula-se  que a diretoria ainda anunciará outra contratação de impacto para reforçar o time que faz péssima campanha neste início de brasileirão - apenas 1 ponto e três jogos - e que na última quarta feira empatou em casa, pela Copa do Brasil, com o Náutico em 1 a 1. Os nomes que mais se ouvem são os dos meias Elias, do Corinthians, e Robinho, do Santos.







sexta-feira, 29 de maio de 2015

RIVER CALA VÁRIOS MINEIRÕES!

UMA NOITE PRA ESQUECER; UMA NOITE PRA NÃO ESQUECER!

No dia em que o FBI marcou um golaço e efetuou a prisão de vários dirigentes do mundo da bola, mergulhados até o pescoço, envolvidos em uma série de escândalos de corrupção com o desvio, sob a rubrica de propina, de milhões de dólares  dos cofres da FIFA falou-se de tudo, menos de futebol; parecia ser irrelevante o que acontecia dentro do campo. Todavia, ao menos no território da maior rivalidade da América do Sul,  o River  Plate decidiu fazer notícia. Veio ao Mineirão completamente desacreditado. Vencera apenas duas partidas em toda a competição; apenas uma vitória nos seis jogos da fase de grupo; uma classificação que se deu por conta das lambanças feitas pelos barra bravas xeneizes; tudo pra dar errado...  e deu...   pro Cruzeiro!   O River decidiu ser monumental em BH, deu um banho de bola e ganhou com autoridade. A  equipe do técnico Marcelo Oliveira em nada parecia o Cruzeiro que há três anos vem fazendo bonito no brasileirão e que depois da vitória na Argentina pintava como grande favorito à conquista da vaga; o futebol mostrou que nunca é bem assim!
Uma noite para ser esquecida nas Minas Gerais e uma noite que jamais será esquecida em Buenos Aires!

. . .

 Leio nos jornais de hoje que antes da eleição para presidência da FIFA a entidade  sofreu ameaça de bomba em seu prédio. Ora, me parece que a ameaça chegou um pouco atrasada; a bomba já caiu e tudo indica ser uma bomba nuclear, do tipo que seus efeitos ainda são sentidos muito tempo após a detonação. Pela primeira vez em muito tempo há chances reais de mudança, ou pelo menos podemos dizer que há uma verdadeira candidatura de oposição. As denúncias de corrupção, as confissões e acordos de devolução de milhões de dólares já deveriam ser suficientes para justificar a eleição de um novo presidente. Obviamente, Sepp Blatter vai sacar da cartola o famoso "eu não sabia" (conhecemos bem por aqui como é que funciona) e proferir frases de efeito demonizando a corrupção e blá, blá, blá... Todavia, se realmente houver gente jogando limpo no futebol esta oportunidade de mudança de ares não pode ser perdida. Com a palavra os eleitores!

. . .

 Manuel da Lupa manda e-mail para o senador Romário pedindo que seja apurado com o rigor o episódio da escalação do atleta  Héverton, que culminou com o rebaixamento da Portuguesa à série B do brasileirão em 2013. Quanto ao rigor nas investigações, não há dúvidas a sua necessidade e à  punição  em caso de confirmação de irregularidade por parte de quaisquer envolvidos, mas, este pedido do ex presidente da Lusa muito me lembra a história dos governantes que deram início ao uso da guilhotina na França...  perderam suas próprias cabeças.
     

quarta-feira, 27 de maio de 2015

CARTOLAS OU BANDIDOS?

SURPRESAS (?) E NOVIDADES (?)

obviamente  a notícia da prisão de dirigentes de confederações nacionais que encontravam-se reunidos na suiça para um congresso da FIFA não caiu como uma bomba em lugar nenhum. Há muito os demandos e falcatruas  dessa turma vem sendo investigados e o fato da apreensão ter ocorrido em um momento oportuno - todos alí, no bem bom, aguardando mais uma reunião mais verdadeira que uma nota de três reais onde certamente aclamariam o Sr. Joseph Blatter para mais um mandato à frente da instituição - seria previsível até mesmo para o mais amador dos jogadores de Carmen San Diego. Desde que as pilantragens de João Havelange e Ricardo  Teixeira começaram a emergir,  ratificadas pela renúncia do segundo e pelo acordo milionário que fez para não ver o sol nascer quadrado, a imprensa não cansa de publicar as peripécias deste time que faria corar as bochechas do Dick Vigarista. As escolhas da Rússia e do Catar como sedes das Copas de 2018 e 2022 foram precedidas de tanta safadeza que Al Capone, se comparado a esses craques da ilegalidade, certamente receberia as chaves da cidade, numa festa regada a muito whisky . Surpresa mesmo será que a prisão for realmente séria e os monstros fossem definitivamente eliminados. Mas aí, talvez, já seja um exagero de utopia.

. . .

Novidade é tudo  menos a chegada de um "novo" treinador a um clube de massa depois da demissão precoce de outro profissional. Tá, é a primeira experiência  de Cristóvão Borges no comando do Flamengo, mas, como provavelmente o estilo tático que colocará em prática no rubro negro não deve ser nada de muito diferente daquilo que Luxa fazia; que não é diferente do que todos os outros treinadores fazem em seus times...  É incrível como se estabeleceu no futebol o endeusamento dos " professores". Recentemente o mesmo Cristóvão recusou um convite do Grêmio pois, conforme divulgou a imprensa gaúcha, o técnico não abria mão de contar com sua própria comissão, composta por quatro membros, e o tricolor queria que ele trabalhasse com a comissão permanente do clube. Ainda segundo a imprensa local Borges teria pedido 450  mil reais mensais, fora dos limites pretendidos pela direção presidida por Romildo Bolzan. Teria concordado o Flamengo em pagar a mesma quantia recusada pelo Grẽ mio? Cristóvão Borges chega com a  missão de mudar a história recente do brasileirão, onde, desde de 2009 um clube que mudou de treinador durante a competição conquistou o título. Se conseguir  tal proeza, o investimento terá  valido a pena, senão...  É aguardar pra ver!  

terça-feira, 26 de maio de 2015

FLAMENGO DEMITE LUXEMBURGO!

 LUXA CHEGOU PARA RESOLVER; LUXA SAIU PARA RESOLVER

mais uma vez a solução mais prática. Após o anúncio  de que balançava no cargo e que em caso de mal resultado diante do Fluminense no clássico do próximo domingo no Maracanã a demissão seria o único caminho, parece que os agentes do destino rubro negro ( diretoria ou o próprio treinador) decidiram antecipar os fatos e Vanderlei Luxemburgo não é mais técnico do Flamengo. Na noite desta segunda feira foi divulgado um comunicado do clube oficializando o fim de mais uma passagem de Luxa pela Gávea. Pesaram contra o treinador o péssimo início de brasileiro, apenas um ponto em três jogos, com duas derrotas fora de casa e um empate no Maraca, arrancado no último minuto, contra o Sport. Desempenho que elevou o nível das críticas ao trabalho do comandante. Muitos questionavam o fato do time ter saído do Rio para fazer uma inter-temporada em Atibaia que parece não ter surtido qualquer efeito positivo nas atuações em campo, com a presentações muto abaixo daquilo que o time pode render. Embora  a necessidade da chegada de reforços também seja flagrante - a equipe carece  há muito de um meia armador e fortalecimento em seu ataque - a direção de futebol achou por bem começar a fortalecer a equipe com a saída do treinador.

. . .

P or outro lado, é salutar lembrar -  como já mencionamos neste espaço em post anterior - que a troca de técnico costuma ser uma má solução em se tratando de campeonato brasileiro. Desde de 2009, quando o próprio Flamengo ficou com o título, nenhum clube foi campeão trocando seu comando técnico durante a competição. Se o rubro negro da Gávea conseguir chegar ao título nesta edição seria uma coincidência interessante, todavia, os números não são animadores . Um desafio adicional será a escolha do substituto. Os nomes disponíveis no mercado ou são muito caros ou não constituem uma mudança de rumo que poderíamos considerar de antemão transformadora, e uma solução caseira, com a efetivação de Jayme de Almeida não parece  neste momento ser a mais adequada, ainda que o clube tenha a seu favor um histórico de conquistas nacionais com treinadores " feitos em casa". As  próximas rodadas dirão se a diretoria foi feliz. 



segunda-feira, 25 de maio de 2015

CRÔNICAS DA TERCEIRA RODADA

O LEÃO, OS ARMÁRIOS E OS FEITICEIROS
Sport confirma ótima fase e confirma liderança, Goiás surpreende no Alianz Parque e junto com o Corinthians passam mais uma rodada sem sofrer gols.



Leão pernambucano está rugindo mais alto que todos no campeonato brasileiro! Depois de três rodadas o bom time do treinador Eduardo Baptista assumiu a liderança da competição. Jogando diante de sua torcida o rubro negro não encontrou grandes dificuldades para derrotar o Coritiba e chegou a sete pontos - mesma pontuação de Goiás e Corinthians - e pulou para a ponta da tabela. Depois da polêmica do fair play da partida contra o Flamengo, no Maracanã, quando a vitória escapou no último lance, a equipe mostrou na Ilha do Retiro quem é neste momento do certame o verdadeiro Rei da Selva do brasileirão.

. . .

No Alianz Parque o Verdão se deu bem...  o Verdão Goiano!! Não chegou a ser uma supresa, mas, obviamente esperava-se mais do Palmeiras jogando em seus domínios, diante de mais de 35 mil torcedores que se dispuseram a sair de suas casas na hora do almoço dominical e que tiveram uma grande indigestão com a bola murcha jogada pelos donos da casa. No final o Porco é que foi engolido pela eficiência do campeão goiano. O time do treinador Hélio dos Anjos segue sem sofrer gols na competição e chegou ao mesmo número de pontos do líder. Definitivamente um ótimo começo!

. . .

Os armários da competição até agora são os zagueiros de Corinthians e Goiás. Já são mais de 270 minutos sem sofrer gols e é importante acrescentar que ambos já fizeram duas partidas como visitantes, portanto, isto aumenta o grau de eficiência do sistema defensivo dessas equipes. Obviamente ainda é muito cedo para afirmar se conseguirão, ao longo da competição, manter o mesmo padrão, todavia, não podemos deixar de frisar que uma das características do campeonato brasileiro é premiar a regularidade.

. . .
 Hélio dos Anjos e Eduardo Baptista, são estes nos nomes dos magos deste início de competição. Alguém vai lembrar que o Corinthians também alcançou a mesma pontuação, porquanto deveria incluir também o nome de Tite, todavia, é óbvio a diferença técnica dos elencos de Corinthians, Sport e Goiás. Que pese também o fato de o Timão ter sido eliminado precocemente da Libertadores, contribuindo para sua dedicação exclusiva ao brasileirão, fato é: os treinadores de Goiás e Sport estão tirando leite de pedra e apresentando um futebol consistente e altamente competitivo. Neste final de semana o campeão goiano venceu o Palmeiras diante de mais de 35 mil torcedores no Alianz Parque e o rubro negro pernambucano fez o Flamengo comemorar, em pleno Maracanã, um empate conseguido no último minuto em um lance bastante polêmico (em minha opinião, como relatei aqui neste espaço, o Sport foi punido por querer ser esperto demais). Assim, Hélio e Eduardo são os feiticeiros do campeonato até agora.

. . .
 
Para finalizar fecho por hora com as decepções do brasileirão 2015, Palmeiras e Flamengo!
O Verdão sofreu até a última rodada no ano passado com o fantasma do rebaixamento. A permanência na elite só foi confirmada depois do apito final em Salvador quando o Vitória não foi capaz de fazer o gol que precisava para bater um Santos que foi à Bahia passear, gol que o manteria na primeirona e eliminaria o time alviverde. Para 2015 fez boas contratações para elevar o nível técnico e o vice campeonato paulista - eliminando o Corinthians na semifinal em pleno Itaquerão - criaram enorme expectativa na imprensa paulistana e na torcida. Por enquanto, só decepção. Três jogos, nenhuma vitória e uma derrota em casa na última rodada para o Goiás
Com o rubro negro da Gávea a situação não é muito diferente. O time de Vanderlei Luxemburgo não conseguiu chegar às finais do campeonato carioca, mas, aí imaginava-se que muito mais que a fragilidade da equipe pesava o péssimo relacionamento do clube com a federação local. O brasileiro seria o palco para demonstrar a verdadeira força do time. Mas, ao invés de demonstração de poder as primeiras três rodadas da competição reavivaram as preocupações e levam a crer que o time está menos cotado a brigar pelo título e mais para lutar com o pessoal da "zona da confusão". A ausência de Marcelo Cirino tem sido muito sentida, mas, não pode ser a justificativa para o péssimo futebol o Flamengo vem praticando. A pré temporada em Atibaia não surtiu qualquer efeito e a ansiedade para a contratação de reforços vai se transformando em urgência; as frustrações pelo desfecho negativo de tentativas recentes de reforçar o time aumentam as desconfianças e tumultuam o ambiente. Apenas as vitória poderão acalmar os ânimos tanto no Parque Antártica quanto na Gávea.  



sexta-feira, 22 de maio de 2015

CRUZEIRO VENCE E SAI NA FRENTE!

UMA NOITE SEM SUSTOS
Raposa vencem no Monumental e traz uma vantagem enorme para a decisão em casa. Guarani vence o Racing e agora vai para a Argentina com o regulamento debaixo do braço

   Numa noite em que o Cruzeiro foi mais Cruzeiro do que nunca a equipe do treinador Marcelo Oliveira mostrou um padrão que tem se concretizado nos jogos da celeste mineira nos três últimos anos, deu bobeira pros caras já era!  Numa noite em que o Monumental foi monumental como sempre, as arquibancadas lotadas faziam a sua parte e exerciam uma enorme pressão sobre o time brasileiro. Numa noite em que o River Plate foi mais River Plate do que nunca. Obviamente não estou falando a história gloriosa do clube argentino que é umas das grandes referências do futebol sulamericano, mas, do River Plate desta edição da Libertadore, que venceu apenas uma partida na fase de grupo, que se classificou com sete pontos a menos que o primeiro colocado, que foi o pior entre os segundos colocados e que acabou classificado para esta fase da competição depois de uma lambança monumental da torcida do Boca Juniors no jogo de volta das oitavas que culminou com a eliminação dos xeneizes da competição. Tá, é verdade que os Milionários tinham vencido a primeira partida e já tinha jogado três quartos do confronto, mas, sabemos que 45 minutos na Bombonera, em jogo de Libertadores, duram sempre uma eternidade. Fato é, o gol de Marquinhos fez o Cruzeiro dar um passo largo rumo às semifinais do torneio.
     Na outra ponta da disputa o Guarani do Paraguai foi mais Guarani do que nunca e venceu o jogo de ida contra o Racing da Argentina, agora, a exemplo do que fez contra o Corinthians, viaja com o regulamento debaixo do braço e deve, em terras portenhas, colocar em prática o bom e velho ferrolho que procura pressionar o adversário, para quem a obrigatoriedade da fazer gols e o passar do tempo constituem uma química de um produto suicída, e, se possível, aproveitar as oportunidades de um bote perfeito pra matar o jogo e colocar a surpreendente equipe paraguaia na semifinal.

MUDANÇAS DE TREINADOR E TÍTULO SÃO INCOMPATÍVEIS

      Neste começo de brasileirão ao menos três grandes clubes já trocaram seus comandos, o Fluminense, que demitiu Ricardo Drubscky e trouxe Enderson Moreira, o Grêmio que mandou embora Luis Felipe Scolari e que ainda não definiu seus substituto e podemos acrescentar o São Paulo, cujos problemas de saúde física do treinador e técnica do time levaram à saída de Muricy Ramalho. Bem, então, aqui vai uma péssima notícia para os torcedores destas equipes: desde 2009, quando o ex jogador Andrade assumiu o Flamengo no meio da competição e sagrou-se hexacampeão pelo rubro negro da Gávea, nenhum dos campeões do certame nacional efetuou mudanças em seus comando técnicos.  O Fluminense, de Muricy Ramalho e Abel Braga, respectivamente nos anos de 2010 e 2012; o Corinthians em 2011 e o Cruzeiro, no biênio 2013-14 conquistaram seus títulos tendo como uma de suas principais características a manutenção de seus treinadores. Pena para nós torcedores que os dirigentes ainda sejam adeptos da fórmula mais manjada e mais fracassada quando o assunto é o mal desempenho em campo: troca-se o comandante, seja este bom ou ruim, e mantém-se a tropa, normalmente deficiente nestas ocasições.
           Aos apaixonados torcedores dos "Três Tricolores", resta torcer pela quebra deste "tabu".

quarta-feira, 20 de maio de 2015

UM ATAQUE À BEIRA DE UM ATAQUE DE NERVOS!

GOL! SÓ NO GRAMADO DOS VIZINHOS!
Mais uma vez o torcedor que decide assistir a uma partida do Vasco não vê gol e duelo contra o Cuiabá foi o único 0 a 0 da noite

Dia 15 de março, Arena Pantanal, aos 48 minutos do segundo tempo o zagueiro Rodrigo solta uma bomba em cobrança de falta; gol do Vasco! A torcida então, solta o grito de gol que estava preso na gargante durante toda a partida e tira um peso de cima dos ombros, afinal de contas, o time perdia por 1 a 0. Alívio? Nem tanto. Dia 15 de março. Este foi o último gol marcado pela equipe de São Januário e desde então, ninguém mais viu a bola balançar a rede pelo lado de dentro da meta. No brasileiro, duas rodadas, dois jogos e nada de gol; na Copa do Brasil, jogando em casa...  nada!  Quando o árbitro apitou pênalti pro Vasco a torcida respirou aliviada, ora não seria possível que nem de pênalti o time não encerrasse a seca...   era possível! Luan cobrou muito mal e o goleiro André Luis que já fazia um partidaço frustrou outra vez a galera na colina e defendeu a cobrança. No fim, empate em 0 a 0 e classificação à próxima fase da competição onde vai encarar o América de Natal. Vaias da torcida e a sensação de que entre as declarações de Dagoberto reconhecendo que o time não pode ser apontado como favorito nas competições que disputa está bem mais perto da realidade que o ufanismo cruzmaltino do principal mandatário do Gigante da Colina.

Se em São Januário a rede não balançou, nos outros jogos da noite a situação foi bem diferente. Pela Libertadores, jogo único desta quarta, o Santa Fé da Colômbia saiu na frente no confronto contra o Internacional e venceu o colorado por 1 a 0. Pela Copa do Brasil, o Sport venceu o Santos, na Ilha do Retiro, por 2 a 1; o Botafogo foi ao Orlando Scarpelli e saiu com um grande resultado, 2 a 2 com o Figueirense; o Bahia despachou a Luverdense 3 a 1; O Ituano largou na frente contra o Goiás e venceu em casa por 2 a 0;  o Ceará goleou o América MG por 3 a 0; e o América de Natal perdeu pro Atlético Goianiense por 1 a 0, mas, como havia vencido o jogo de ida por 4 a 2 ficou com a vaga e agora vai enfrentar o Vasco. Será que dessa vez vai sair gol?

SUPER QUARTA MUITA BOLA ROLANDO!

PREPAREM O TIRA GOSTO!
Noite tem definição de vagas da Copa do Brasil e jogos de ida das quartas da Libertadores; ontem dois jogos pela série mudam G4 e competição tem novo líder.


Ontem
        Náutico 2 x 0 Criciúma
                         Macaé 4 x 2 Oeste
Com os resultados o Náutico assume a liderança da competição com 9 pontos, seguido pelo Botafogo que tem 6, o Sampaio Correa é o tercerio também com 6 pontos, mesma pontuação do agora quarto coloca Macaé. O Sampaio joga na sexta, fora de casa contra o Mogi Mirim; o Botafogo, no sábado, também fora contra o Atlético goianiense e pode reassumir a liderança. Ainda no sábado o Bahia vai a Alagoas encarar o CRB e pode entrar no G4.

Ontem
          Emelec (EQU) 1 x 0 Tigres (MEX) 

Hoje
22:00h -  Santa Fé (COL)  x  Internacional

Amanhã
 19:45h -     Guarani (PAR)  x  Racing (ARG)
 22:00h - River Plate (ARG)  x  Cruzeiro 
                             


Ontem
                        Vitória 2 x 2 ASA*
                             ABC 1 x 2 Paysandu*
* Avançam à próxima fase
Hoje
        19:30h - Atlético GO  x  América RN
        19:30h - Figueirense x Botafogo
        19:30h -          Ituano  x  Goiás
        22:00h -           Ceará  x  América MG
        22:00h -            Bahia  x  Luverdense
        22:00h -             Vasco  x  Cuiabá
       22:00h -         Sport  x  Santos

terça-feira, 19 de maio de 2015

GRÊMIO SEM NOVIDADES!

SEMPRE A FÓRMULA MAIS FÁCIL!
Diretoria tricolor demite Felipão e repete a fórmula mais manjada do mundo da bola




residente Romildo Bolzan anunciou a saída do treinador Luís Felipe Scolari do comando técnico do Grêmio e, embora tenha sido bastante evasivo sobre as razões que levaram a diretoria do clube a demitir Felipão, o mandatário gremista espera que a mudança resolva os problemas que fizeram com que o clube tivesse um dos piores inícios de brasileirão dos últimos tempos.
É verdade que há algum tempo Scolari parece demonstrar uma curva descendente em sua carreira, e o ponto mais profundo dessa curva foi a humilhante derrota sofrida pela seleção alemã na semifinal da última Copa do Mundo. Depois da tragédia do Mineirão pensava-se que o caminho natural do técnico seria o de um "período sabático", mas, aí surgiu a proposta do imortal, prontamente aceita. Um novo recomeço para o comandante; um novo recomeço para o time, que perdeu o gás na reta final do brasileiro do ano passado e frustrou seus torcedores que além de verem o time não conquistar uma vaga para a principal competição do continente ainda tiveram que aturar a classificação do seu maior rival.
Entretanto o que se viu foi um Grêmio sem nenhum tipo de inovação técnica e não muito melhor daquele que terminou o certame nacional de 2014. A saída de atletas importantes como os atacantes Barcos e Marcelo Moreno, e dos meias Dudu e Zé Roberto enfraqueceram o grupo; e no gauchão, mesmo chegando à final, o time não mostrou forças para evitar o pentacampeonato do Internacional.
Acontece que a troca do treinador não vai resolver os problemas do Grêmio. O elenco é fraco, algumas apostas foram mal feitas, como a contratação de Cristian Cebolla Rodrigues (não conseguiu jogar noventa minutos pelo clube), ou do atacante Braian Rodrigues - uma aposta cara de Felipão. A grande verdade nesta decisão é que o presidente Bolzan jogou pra galera e preferiu dar aos famigerados insatisfeitos a velha e boa - e esfarrapada - solução "ideal".
Afora uma verdadeira mudança da direção com a chegada de jogadores que possam efetivamente melhor a qualidade técnica da equipe é muito pouco provável que o substituto de Scolari, seja ele quem for, possa colocar em prática qualquer alteração tática que recoloque o tricolor gaúcho no caminho das conquistas.   

segunda-feira, 18 de maio de 2015

QUANDO O ANTI-ÉTICO RECLAMA DA FALTA DE ÉTICA!

O FAIR PLAY TAMBÉM PRECISA DE FAIR PLAY
Polêmica no final do jogo entre Flamengo e Sport no Maracanã reacende discussão sobre o chamado "jogo limpo" no futebol.



inal de jogo no Maracanã, a torcida comemora o gol rubro negro que evitou o que seria a segunda derrota consecutiva em duas rodadas do campeonato brasileiro; jogadores saem de campo "aliviados" por terem diminuído a decepção com uma equipe da qual se espera muito mais do que tem apresentado. Do outro lado do campo revolta! O meia Diego Souza, que terminou a partida como goleiro, substituindo o titular que lesionou o ombro, saiu cuspindo marimbondos com a atitude "antidesportiva" do rubro negro carioca. Qual atitude?
O atleta Élber "sente" câimbras e cai no gramado; levanta-se e volta a desabar. O "goleiro" Diego Souza lança a bola pra linha lateral e na cobrança os jogadores do Flamengo decidem não devolver a "gentileza"; trocam passes na entrada da área do time pernambucano e 46 segundos depois o arremate fatal; gol! Golaço do meia Éverton! Alívio pro time da Gávea. Castigo merecido ao Sport.
Ora, estava mais do que claro que as dores sentidas pelo atleta do Leão eram providenciais e àquela altura do jogo serviam ao propósito de gastar o tempo e impedir que algo pudesse atrapalhar a vitória construída ao longo dos minutos anteriores. A isto podemos chamar "Fair Play"?  Claro que não!
A "malandragem" custou caro e a vitória, que poderia ter sido confirmada com o empenho - jogando - da equipe escapou por entre os ensaboados dedos da esperteza.  Não tinha mesmo o Flamengo que devolver a bola naquela circunstância, a não ser que decidisse premiar a "inteligência" do adversário. A jogada final poderia não ter dado em nada, mas, deu uma tremenda lição aos "sagazes" pernambucanos.  
Ah, uma dica final: devemos considerar seriamente a ideia de jamais contar com o atleta Diego Souza para tratar de uma palestra cujo assunto seja...    ...FAIR PLAY!

sábado, 16 de maio de 2015

VERGONHA!!!!!

Inadmissível! É o máximo que o eufemismo permitiria para tentar descrever o que aconteceu na noite de quinta feira no La Bombonera.  Que a Libertadores é uma competição que se caracteriza pelo estilo pegado - que em outras praças futebolísticas seriam considerado muito violento - é fato! Que o estádio do Boca Juniors é históricamente um palco que atemoriza seus adversários, também! Que a CONMEBOL é muito omissa com relação aos absurdos casos de ações antidesportivas que acontecem nesta competição ano após ano;. sempre! Mas, passaram dos limites!
Para quem, como eu, estava assistindo de casa já era aterrorizante. A impressão que tínhamos era de que, caso os atletas do River ousassem eliminar o time da casa, não saíriam vivos de lá. Tamanha era a pressão e o espetáculo de selvageria que vinha das arquibancadas super lotadas. Ao lançar nos jogadores um produto que num primeiro momento pensavam ser spray de pimenta, mas, que depois a perícia revelou ser um composto caseira que tinha entre seus ingredientes pimenta e um tipo de ácido os torcedores locais iniciaram um processo que parecia a ação dos raios gama na transformação do pacato David Banner em Hulk, a cada minuto que passava a coisa fica mais monstruosa e mais violenta. Enquanto aguardavam uma decisão sobre a continuidade ou não da partida, embora desde o início ficasse bem claro que se algo não havia naquele lugar, isto certamente eram condições de haver uma partida de futebol, um infeliz teve a "genial" ideia de colocar para sobrevoar o campo um drone represetando o fantasma da série, uma gracinha que muito menos serviu para ironizar o adversário e muito mais para ampliar o clima de guerra que as arquibancadas vomitavam em cima do campo de jogo. Lamentável!  Ao cabo de quase duas horas de uma espera injustificável os organizadores decidiram declarar a impossibilidade do espetáculo macabro e aí era só esperar a evacuação do estádio para que os jogadores do River pudesse sair daquela filial do inferno e regressar para suas casas. Lamentável!
Esperava-se que a CONMEBOL agisse rápido e punisse de maneira exemplar o clube do bairro de La Boca. Falou-se em exclusão da equipe e proibição, por até dois anos, de mandar jogos internacionais em sua casa; além de uma pesada multa de ordem financeira. Segundo um renomado site, o jornalista Sebastián Tabakman, do programa Sportia no canal TyC teria afirmado que a decisão já havia sido tomada numa reunião realizada na manhã de sexta feira ratificando as ações punitivas especuladas, entretando, até o fechamento deste post (são 22:20h de sábado) a confederação não havia se pronunciado perdendo de maneira absurdamente inexplicável a oportunidade de mostrar que nem mesmo a condescendente CONMEBOL deixaria passar em branco tamanha bizarrice.
Para terminar, é bom lembrar que em 1985, a torcida do Liverpool, que se notabilizava pelo alto grau de violência de seus hooligans, causou uma tragédia no estádio de Heysel, na Bélgica, na final da Liga dos Campões contra a Juventus de Turim, causando a morte de 39 torcedores, dos quais a maioria esmagadora fãs da equipe italiana. A UEFA não se omitiu, não obstante, as medidas não foram capazes de evitar que quatro anos depois no estádio Hillsborough, durante o início do confronto entre o mesmo Liverpool e o Nottingham Forest, decidindo a Copa da Inglaterra, 96 torcedores perdessem a vida num dos episódios mais tristes do futebol mundial. Será que a CONMEBOL esperará que cheguemos a tanto?


quinta-feira, 14 de maio de 2015

JUVENTUS ESTÁ NA FINAL!!!!

JUVENTUS SEM LIMITES!
Italianos são prejudicados com marcação de pênalti "mandrake", mas, Morata deixa tudo igual em Madrid e Real vai assistir a final da Champions pela tevê.

Ao final do jogo em Turim o Gazzetta Dello Sport cravou: Juventus sem limites! Eu daqui duvidei! Escrevi que a euforia era maior do que a vitória, afinal de contas, o gol marcado por Cristiano Ronaldo indicava problemas; o Real decidiria em casa,  e os números eram claros, os merengues haviam marcado em todos os jogos na Liga nesta temporada e a Juve, pobre Juve, só tinha feito gols jogando fora do Juventus Stadium uma única vez, no triunfo contra o Borussia, em Dortmund, quando goleou por 3 a 0. Em todos as outras cinco partidas que disputou na casa dos adversários não marcara um golzinho sequer. Isso mesmo! Nenhum! Ora, então os números eram claros. A Vecchia Signora estava fadada a se lascar no Santiago Bernabéu. Deu ruim!!!!
Os números me fizeram queimar as pontas dos dedos com os quais digitei tamanha infâmia e de quebra jogaram na minha cara a realidade da qual o futebol dispõe para dar lições a blogueiros metidos a espertos: os números não sabem nada sobre futebol!!!
E assim a tetracampeã italiana fez o que os números diziam que não faria: gol! Arrancou, em pleno Santiago Bernabéu o que o números diziam que não arrancaria: a classificação à final! E deram uma dica bem legal pra este blogueiro: não confie nos números; com eles me entendo depois.
Agora, alguém ainda dúvida que essa Juve sem limites pode levantar o caneco em Berlim no próximo dia 6 de junho? Este blogueiro não!

QUEM PAROU E QUEM SEGUIU NA SUPER QUARTA!


Resultados da Super Quarta


                                              REAL MADRID  1  X 1   JUVENTUS  




                                               CRUZEIRO  1 X 0  SÃO PAULO          - ( 4 x 3 nos pênaltis)
                                         CORINTHIANS 0 X 1  GUARANI (PAR)  
                                  INTERNACIONAL 3 X 1 ATLÉTICO (MG)

                            



                                                      ASA (AL)  1 X 1 VITÓRIA (BA) - (jogo de volta dia 19)
                                                       CRB (AL) 1 X 3 GRÊMIO (RS)
                                                SANTOS (SP) 1 X 0 MARINGÁ (PR)
                                                  GOIÁS (GO) 3 X 0 INDEPENDENTE (PA)
                                    PONTE PRETA (SP) 4 X 1 MOTO CLUB (MA)
                                               CUIABÁ (MT) 1 X 1 VASCO (RJ) - (jogo de volta dia 20)
                                     FIGUEIRENSE (SC) 2 X 0 AVAÍ (SC)
                                            CORITIBA (PR) 2 X 1 FORTALEZA (CE) - ( 11 x 10 nos pênaltis)
                                                   SPORT (PE) 2 X 0 CHAPECOENSE (SC) - ( 4 x2 nos pênaltis)

quarta-feira, 13 de maio de 2015

FAÇAM SUAS APOSTAS!

HOJE É QUARTA FEIRA!
A festa começa às 15:45h com a definição do segundo finalista da Liga dos Campeões. Depois, muita bola rolando pela Copa do Brasil e pela Libertadores que ontem teve mais um classificado às quartas.


                                15:45h -  REAL MADRID    X   JUVENTUS  -  ( 1 x 2 jogo de ida)




                            19:30h -            CRUZEIRO   X   SÃO PAULO          - ( 0 x 1 jogo de ida)
                            22:00h -      CORINTHIANS  X  GUARANI (PAR)   - ( 0 x 2 jogo de ida)
                            22:00h - INTERNACIONAL  X   ATLÉTICO (MG) - ( 2 x 2 jogo de ida)

                            Ontem - SANTA FÉ (COL) 2 X 0 ESTUDIANTES (ARG) - (1 x 2 jogo de ida)
                            * SANTA FÉ(COL) classificado às quartas de final




                            19:30h -                    ASA (AL)  X  VITÓRIA (BA)
                            19:30h -                   CRB (AL)  X GRÊMIO (RS)
                            19:30h -              SANTOS (SP) X MARINGÁ (PR) - ( 2 x 2 jogo de ida)
                            19:30h -              GOIÁS (GO)  X INDEPENDENTE (PA) - ( 0 x 1 jogo de ida)
                            19:30h - PONTE PRETA (SP) X MOTO CLUB (MA) - ( 2 x 1 jogo de ida)
                            22:00h -           CUIABÁ (MT)  X  VASCO (RJ)
                            22:00h -  FIGUEIRENSE (SC) X AVAÍ (SC) - (  0 x 1 jogo de ida)
                            22:00h -        CORITIBA (PR)  X  FORTALEZA (CE) - ( 1 x 2 jogo de ida)
                            22:00h -                SPORT (PE) X CHAPECOENSE (SC) - ( 0 X 2 jogo de ida)

                      Ontem - PALMEIRAS (SP) 5 X 1 SAMPAIO CORREA (MA) - ( 1 x 1 Jogo de ida)
                      Ontem - CEARÁ (CE) 1 X 1 AMÉRICA (MG)
                      Ontem - LUVERDENSE (MT) 0 X 0 BAHIA (BA)
                      Ontem - AMÉRICA (RN) 4 X 2 ATLÉTICO (GO)
                      Ontem - PAYSANDU (PA) 1 X 0 ABC (RN)

terça-feira, 12 de maio de 2015

O BLOG ACERTOU NA MOSCA!!!!

EXATAMENTE COMO PREVISTO!
Barcelona perde, mas, vantagem  construída em casa carimba passaporte catalão pra Berlím.


O Barcelona é o primeiro finalista da Champions 2015! Com mais uma grande atuação do trio MSN (Messi, Suárez e Neymar) time espanhol faz dois gols na derrota fora de casa e agora espera o resultado do confronto de amanhã entre Real Madrid e Juventus, no Santiago Bernabéu, pra saber quem vai enfrentar em Berlim no próximo dia 06 de junho.
Quando comentei neste espaço sobre a vitória do Barça no jogo de ida, disse que o problema do Bayern no confronto desta tarde não seria marcar os gols dos quais precisava, afinal de contas ninguém dúvida da força ofensiva da equipe alemã quando joga em seu território, mas, na verdade, conter o poder de fogo do trio infernal que, até a bola rolar, já tinha marcado 112 vezes na temporada. Bingo!!! 
O Bayern conseguiu os três gols necessários, mas, Messi encontrou o atacante Suárez por duas vezes; o uruguaio passou a bola com perfeição para o brasileiro, por duas vezes; e Neymar concluiu com maestria, por dua vezes; conclusão: dois gols que acabaram com qualquer chance de classificação para a equipe de Pepe Guardiola.
Fim de papo e aos eficientes comandados de Luis Henrique resta o curto descanso de quem já tem no próximo final de semana uma batalha contra o Atlético de Madrid para, se vencer, colocar as duas mãos na taça do espanhol. Depois, dia 30 deste mês decidir a Copa do Rei contra o Athletico de Bilbao; aí em 06 de junho encarar a decisão da Liga no Olympiastadium...   ...deve ser duro torcer pro Barça...

O MILAGRE DE SÃO TIBURCIO!

MUNIQUE PEDE POR UM MILAGRE!
Bayern recorre até a talismã brasileiro pra tentar reverter desvantagem e, de quebra, repetir feito que somente o tri campeão alemão conseguiu nos últimos anos.

A un passito de Berlín

Ilustração de hoje do jornal espanho Marca (www.marca.com)



á  faz dois anos e 11 dias que o espanhol Marca estampava em sua página principal uma manchete bem diferente daquela que precede a foto acima. Era o dia 2 de maio de 2013 e o fantástico Barcelona que encantava o mundo da bola com seu futebol envolvente simplesmente havia sido esmagado em dois confrontos contra o não menos poderoso Bayern de Munique, base do time alemão que na Copa do Mundo de seleções no Brasil massacraria impiedosamente os anfitriões, aplicando um humilhante 7 a 1. Eram dias de questionamento na principal capital da catalunha, afinal de contas, seria o fim da máquina de jogar futebol azul grená? A fórmula havia se esgotado? Aí, como que para reforçar as desconfianças sobre o plantel de Lionel Messi e cia. a Fúria espanhola decepcionou nos gramados brasileiros e não passou da primeira fase do Mundial. Na outra ponta os germânicos se estabeleciam como a nova coqueluche do esporte bretão no planeta. Naquela fatídica semifinal de liga dos campeões o Barça não foi o único a sofrer a força das invasões chucrutes; o Real Madrid, com Cristiano Ronaldo e tudo, também foi atropelado, dessa vez pelo Borussia Dortmundo; tudo indicava uma mudança de endereço no domínio do futebol europeu, quiçá mundial! Mas, já diziam nosso precursores mais experientes: o tempo é senhor da razão.
Como numa espécie de cruzada empreendida em outro campo de batalha, contra um inimigo diferente, os espanhóis decidiram retomar ás rédeas do futebol e já na edição seguinte fizeram a grande final da Champions; disputada entre os madrilenhos Real e Atlético. Ainda não era o suficiente; faltava uma revanche na mesma moeda.  
É bom lembrar então que naquela ocasião a final foi realizada no estádio Santiago Bernabéu, casa do time merengue, e que os espanhóis, ainda curando as feridas causadas pelos adversários, tiveram que se resignar com a tsunâmi alemã em seu território para assistir afinal entre Bayern e Borussia. Ora, a revanche também é ou não é um prato que se come frio?
Caso confirme a grande vantagem que construiu no primeiro jogo no Nou Camp, o Barcelona pode ter pela frente o seu maior rival local, o Real Madrid, que, embora tenha perdido o primeiro jogo contra a zebra italiana Juve, precisa de uma vantagem simples pra reverter a situação, uma missão que não parece tão complicada se considerarmos que a equipe do técnico Carlo Ancellotti marcou gols em todas as partidas que disputou em seus domínios nessa Liga.  
Para piorar a situação do Bayern, o time do Barça não perde uma partida por três ou mais gols de diferença desde...    ...aquela tarde-noite de 1º de maio de 2013. Há dois anos e 11 dias.
Ah, e o Tiburcio? Bem o Tiburcio é aquele simpático brasileiro que virou o talismã alemão na copa do mundo e que hoje estará no Allianz Arena, talvez, como último recurso para quem tem uma missão quase impossível a cumprir


segunda-feira, 11 de maio de 2015

PERGUNTAS QUE NÃO QUEREM CALAR!

BRASILEIRÃO É BRASILEIRÃO!
Na primeira rodada quem se habilita a responder O QUE FOI...

... a atuação do gordinho enjoado Walter pra cima do Inter?
... a pré temporada do Flamengo em Atibaia?
... o uniforme "estranha feiúra" do Fluminense?
... o respeito que faltou no empate vascaíno em casa com o Goiás?
... o Verdão que suou pra empatar com os RESERVAS do Galo?
... o Grêmio que viu a coisa ficar "preta" na Arena contra a Ponte?
... o Avaí que surfou ondas na praia do Santos?
... o Maracatu Atômico que atropelou a figueira catarinense?
... a "chapecada" que o Coritiba tomou já na estreia?

Alguém se habilita a responder?