ATENDIMENTO DE QUALIDADE

ATENDIMENTO DE QUALIDADE

terça-feira, 9 de junho de 2015

MENINAS EM BUSCA DO MUNDIAL

VADÃO E A SELEÇÃO PERMANENTE
Após quatro meses de treinamentos intensos seleção feminina permanente entra em campo nesta terça, às 20h, iniciando corrida pelo mundial da categoria.

será mais que um jogo de estreia. A partida desta noite em Montreal, contra a Coreia do Sul, mostrará se a decisão de fazer uma seleção permanente, com todas as jogadores treinando integralmente por quatro meses, realmente surtirá os efeitos desejados. Uma medida que seria impossível de se aplicar na preparação da seleção masculina que é composta, quase que totalmente, de atletas que atuam fora do país, já foi aprovada pelo técnico Vadão. Segundo o treinador as jogadoras estão mais fortes e a possibilidade de trabalhar com o grupo por tanto tempo sem quaisquer interrupções melhorou muito o nível técnico e tático da equipe. Dentro das quatro linhas a resposta começa a ser dada na noite de hoje.  A exceção à regra inédita na preparação de nossas meninas é a atacante Marta. A estrela principal do time, que atua no exterior, por razões óbvias, não poderia estar a disposição do treinador durante o mesmo período que as demais atletas, todavia, considerando a já comprovada qualidade da jogadora que já foi escolhida em cinco oportunidades como a melhor do mundo pela FIFA, não haverá qualquer comprometimento do trabalho executado. Os outros adversário na primeira fase do mundial serão a Espanha e a Costa Rica.

. . . 

Amanhã a bola rola, às 19:30h, no estádio Indenpendência, em Minas, para Atlético mineiro e Santos. O Galo busca recuperação depois da derrota no clássico do último final de semana contra o Cruzeiro; já o Peixe pretende acabar com a desconfiança de sua torcida depois de ter deixado mais uma vitória escapar na Vila Belmiro, vencia a Ponte Preta e acabou sofrendo o gol de empate. O jogo é válido pela sétima rodada da competição que terá sequência com partidas disputadas no próximo final de semana. Em caso de derrota de um ou outro lado poderemos ver novas mudanças na ciranda dos professores neste brasileirão.

. . .

Perguntar não ofende: Quem encerrará primeiro o jejum de gols no brasileirão, Vasco ou Joinvile?  Aliás, o clima na Colina não anda nada bem. Marcinho e Douglas Silva tiveram seus contratos rescindidos e Bernardo foi afastado. Então perguntar não ofende II: Quem foi que voltou realmente a São Januário, o respeito ou o fantasma da segundona?
      

segunda-feira, 8 de junho de 2015

MUITA CALMA NESSA HORA!

NEYMAR AINDA NÃO É MESSI!
Atuação destaca do brasileiro na temporada, título e artilharia da Champions já despertam emoções de endeusamento do jogador.

Neymar foi fantástico; foi mortal; foi decisivo! É tudo verdade! O brasileiro fechou a Champions League. Fez o gol do título; da artilharia; que coroou uma temporada magnífica na qual justificou cada centavo que o clube investiu em sua contratação (embora, ninguém saiba exatamente quantos) e tornou-se uma das principais peças da engrenagem desse trator catalão. Ah, como queremos ver esse Neymar envergando a dez da amarelinha... Todavia, convém um pouco de calma no processo deflagrado por parte da imprensa e dos fãs do ex santista de endeusamento do craque. Neymar foi fantástico, mas, o Barcelona ainda é Messi mais dez. É claro que muitos vão entortar o bico, entretanto, ninguém foi mais genial - mais uma vez - do que o argentino. Parece estar numa categoria diferenciada; e parece estar sozinho nesta categoria. Quando atua como fez nesta temporada é simplesmente incomparável, um verdadeiro monstro! Outros vão lembrar que precisa vencer com a camisa da seleção Argentina; é verdade! E mais alguém pode questionar que, ao compará-lo com Maradona comete-se o equívoco de desconsiderar que "El Pibe" foi o melhor jogando contra Platini, Boniek, Rummenigge, Zico,etc. Todos em plena atividade. Também é muito verdade! Mas, assim como diminuir o nível de um Michael Schumacher porque não correu ao mesmo tempo contra Prost, Mansel, Lauda, Piquet e Senna, todos no mesmo grid ao mesmo tempo, seria um "erro forçado" reduzir o que Messi faz em campo. 
Torcemos para que o processo evolutivo de nosso melhor jogador continue com curva ascendente. Que, logo, logo, possamos celebrar a plenos pulmões que o melhor jogador do mundo é brasileiro, mas, aí, só o próprio Neymar Jr. é quem vai poder escrever, dentro de campo, esta nova história. Por hora, comprova que já é uma realidade no melhor futebol do mundo, um destaque e uma das principais peças da Champions e do melhor time do planeta, mas, o Barcelona ainda é Messi e mais dez.

. . .

Vitória do time de Dunga contra o México. Faltaram algumas das principais estrelas de ambo os lados, mas, valeu. O treinador gaúcho, eterno capitão da amarelinha, já mostrou que não costuma perder comandando a seleção e tem em seu breve currículo como treinador do Brasil resultados positivos contra os principais selecionados do planeta, o que leva a crer que fará um bom trabalho nesta sua segunda passagem pela Granja Comary. O primeiro grande desafio é recolocar a seleção em seu devido lugar no cenário mundial, depois do vexame do Mineirazzo, era preciso a chegada de alguém que pudesse levantar o moral da equipe, da torcida, do país. E a escolha talvez não pudesse ser melhor. Os números derrubam os defensores da experiência na função, poucos tem um currículo tão vitorioso quanto Dunga. Caiu numa Copa do Mundo, mas, caiu para um time de respeito numa circunstância daquelas que costumamos classificar de "a bola pune", quando teve o domínio da partida e depois acabou sucumbindo a erros individuais. De negativo, talvez, a forma como lidava com a imprensa - reconhecida como equivocada pelo próprio. No afã de acabar com o oba-oba que sempre cerca a seleção e num certo confronto contra a "exclusividade Global", acabou trocando os pés pelas mãos e isso atrapalhou a caminhada. Agora, aparentemente mais maduro para lidar com a situação, reassume com missão que poderia ser ingrata não fosse ele o cara exato para recebê-la. O episódio Afonso - quando foi claramente obrigado a convocar um jogador tecnicamente questionável apenas para possibilitar sua venda ao mercado inglês - também não deve se repetir. Destarte, o que teremos será um Dunga numa versão muito melhor. E a amarelinha vai sacudindo a poeira e dando a volta por cima.

. . .

De quem foi a brilhante ideia de transformar os árbitros brasileiros em intocáveis deuses do Olimpo? Quando chegarmos às fases decisivas do brasileirão os Frankensteins estarão fora de controle.
   

domingo, 7 de junho de 2015

QUE VENÇA SEMPRE O FUTEBOL!

E O FUTEBOL SAIU VENCEDOR!
Barcelona faz 3 a 1 na Juve e conquista a Champions League num jogão de bola. À noite, o Furacão venceu o Vasco por 2 a 0 e garantiu a liderança do brasileirão. 

Foi simplesmente emocionante! Os amantes do bom futebol precisavam de um jogo desses depois de uma semana onde a bola que se destacou foi a bola murcha dos corruptos e corruptores da FIFA. Numa linda festa protagonizada pelos torcedores do Barça e da Juve em Berlim, os comandados de Luis Henrique ficaram com o título. Rakitic abriu a contagem no início da primeira etapa; no segundo tempo Morata empatou a partida, mas, Suárez ampliou para os catalães e Neymar deu números finais, marcando o terceiro do Barça no finalzinho do jogo. O duelo foi eletrizante, digno de uma final de Liga dos Campeões. Eu sei que o que muita gente está pensando agora é: Agora, voltamos a realidade do nosso campeonato brasileiro...   Mas, ainda nos resta o mundial de clubes do final do ano pra curtir mais um pouco deste fantástico Barcelona. A mim, a equipe desta temporada se aproxima mais do time montado pelo ex técnico Pepe Guardiola, que massacrou o Santos na final do mundial, do que com aquela que perdeu a final da competição para o Internacional em 2006 (Aliás, esta final pode ser reeditada nesta edição). É um time muito mais difícil de ser batido e se chegar com o "tridente" MSN afiado para a disputado do torneio, faz com que a missão do adversário em superá-los beire o impossível. Mas, futebol é futebol...
   Ao time de Mássimo Allegri os parabéns a quem chegou a ser apontado como zebra, mas, que chegou à final com consistência de campeão e que, depois de derrubar o gigante Real Madrid em pleno Santiago Bernabéu, mostrou que não iria a Berlim passear. Jogou tudo o que pôde contra um Barcelona tecnicamente superior e só não saiu com a vitória porque teve pela frente uma equipe melhor; caiu de pé a "Vecchia Signora".

. . .

Depois da final mágica de Berlim nossas atenções se voltaram para a realidade do campeonato brasileiro. E não é que teve jogão na noite do sábado! A rodada começou com jogos mornos, parecidos em absolutamente nada com o que se viu na Alemanha, o Flamengo vencendo a Chapecoense, que parece só conseguir jogar bem na Arena Condá; o São Paulo batendo o Grêmio num arrastado jogo de estreia do técnico Osório; o Santos, mais uma vez, deixando escapar uma vitória em casa contra a Ponte Preta que ainda não conheceu derrota neste brasileiro; e um Atlético que abusando dos erros permitiu a virada do Cruzeiro, mais eficiente do que emocionante, versão Vanderlei Luxemburgo. E quando tudo levava a crer que seria mais uma rodada de jogos modorrentos do nosso brasileirão, já que Joinvile e Corinthians disputavam mais uma partida chata pra caramba... a luz!!!!! Atlético paranaense e Vasco fizeram um jogão no belíssimo caldeirão do Furacão! Irreconhecíveis, o rubro negro do Paraná, que em nada lembra aquela time claudicante do início de temporada que brigou para não ser rebaixado no estadual; e o Vasco, que embora continue sem balançar as redes adversárias ontem criou inúmeras chances de fazê-lo. Segundo tempo eletrizante, com os times buscando o gol o tempo todo, não se preocupando em defender, partindo pra cima um do outro como dois pugilistas loucos desferindo socos com a guarda baixa como a testar quem aguentaria tomar mais porrada. Nas arquibancadas o diferencial! Se no campo havia um certo equilíbrio, do lado de fora a torcida do Furacão dava um verdadeiro show e era efetivamente o décimo segundo jogador. Num luta como essas ninguém pode dar bobeira; o Vasco deu! Num lance infantil, depois de uma cobrança de córner, o cruzmaltino Lucas tentou arrancar a camisa do adversário e cometeu pênalti bobo; cobrança perfeita do Nikão; Atlético na frente! A partida ficou ainda mais dinâmica, o Vasco não se intimidava e a necessidade de marcar aumentava o ímpeto ofensivo do time de São Januário, mas, no final do jogo, num contra ataque bem desenvolvido pelo eficiente time do técnico Milton Mendes, Ytalo recebeu dentro da área e mandou uma bomba pra fazer 2 a 0 e fechar a fatura. Um jogão que manteve o surpreendente Furacão na ponta da tabela do brasileirão 2015!

. . .

Neymar caminha para ser o jogador que todos verdadeiramente querem ver, especialmente vestindo a camisa da seleção brasileira. Artilheiro da Champions, decisivo na final da competição, só não é o principal jogador da melhor equipe do mundo porque um certo argentino insiste em jogar neste planeta. Todavia, tem sim, potencial para chegar ao topo do ranking. Quanto a Messi... dizer o quê?

sexta-feira, 5 de junho de 2015

CARTÃO COR DE BIZARRICE!

FURACÃO, MACACA E LEÃO NA FRENTE
Na quarta Atlético paranaense e Ponte Preta venceram seus jogos, chegando a 12 e 11 pontos, respectivamente. Ontem, com um golaço no final do jogo, Sport venceu "decisão" contra o Goiás e chegou ao terceiro lugar.

Não, não é uma competição que envolve fenômenos da natureza ou o reino animal, é a classificação do campeonato brasileiro que depois de cinco rodadas tem o Atlético do Paraná, a Ponte Preta e o Sport do Recife em suas três primeiras posições; não deixa de ser fenomenal, não é! Na quarta feira o Atlético venceu o Figueirense, em casa, e a Ponte aplicou goleada pra cima do Vasco em pleno estádio de São Januário. Faltava a definição da "decisão" entre Sport e Goiás pra saber quem voltaria para o grupo de elite do certame (ambo já haviam liderado a competição), e quem levou a melhor foi o Leão pernambucano. No final do jogo um golaço de Maikon Leite definiu a partida e colocou o rubro negro na terceira colocação. Fechando o G4 temos o Atlético mineiro que depois da goleada contra o Avaí, na Ressacada, por 4 a 1, ficou com a quarta posição, chegando a 10 pontos ganhos.
Na próxima rodada o Furacão pega o Vasco, em casa, no sábado às 22h; a Macaca vai a Vila Belmiro encarar o Santos às 18:30h; no mesmo horário o Galo enfrenta o Cruzeiro, do técnico Vanderlei Luxemburgo, no Mineirão. No domingo, o Sport encara o embalado Fluminense no Maracanã.
Flamengo x Chapecoense; São Paulo x Grêmio; Joinvile x Corinthians; Internacional x Coritiba; e Figueirense x Palmeira, são os outros jogos da sexta rodada.

. . .

E continua o show de bizarrices da arbitragem brasileira. Não bastassem os erros clamorosos em marcações de penalidades (tiros livres da marca penal, não é isso Arnaldo?), impedimentos (neste caso erros de não marcação também), e tal, o árbitro da partida entre Palmeiras e Internacional , Sr. Rodolfo Toski Marques, decidiu deixar sua contribuição "muito particular" ao festival de horrores. Antes do início da partida, determinou que o zagueiro Paulão trocasse seu meião, pois, por desconforto, o atleta havia cortado a parte de baixo do uniforme, o que fazia aparecer um pouco da meia branca que usava por baixa da vermelha. Ora, até aí nada de tão absurdo, não fosse o fato de haver uma enorme faixa branca na parte posterior do meião colorado, que poderia confundir muito mais que o resultado do corte feito pelo jogador do time gaúcho. Não satisfeito, Toski queria que o time colorado desse início à partida, mesmo com um jogador a menos - já que Paulão trocava as meias do lado de fora, como não fora, ele aplicou um cartão amarelo ao meia Alex, que retardava o ponta pé inicial para que houvesse tempo do retorno do zagueiro. Resumo da ópera, cartão amarelo aplicado antes da bola rolar. Ninguém merece né!!!!

. . .

Ronda Rousey se prepara para enfrentar a brasileira Bethe Correa no UFC 190, previsto pra rolar no Rio de Janeiro em agosto, e de repente a grande questão envolvendo o maior fenômeno feminino da história do MMA é se a lutadora é ou não lésbica! Tá de sacanagem! É muita falta de criatividade! E daí se Ronda for ou não gay? A norte americana diz que não, mas, sinceramente, nem deveria estar perdendo tempo com tamanha demonstração de "pequenez" de espírito. Reduzir a importante missão de informar ao público e trazer à tona questões relevantes sobre, por exemplo, o que faz de Ronda a atleta espetacular que é, ou ainda quais seriam suas motivações depois de tantas vitórias, que metas ainda pretende alcançar...  enfim, resumir tudo isso a tentar "revelar" sua orientação sexual é, eufemisticamente falando, ridículo! Os amantes do MMA e dos esportes em geral merecem mais dos que fofocas que só servem a quem tem um vazio difícil de preencher.  Chatice, mesmice e futilidades também tem limites.

quinta-feira, 4 de junho de 2015

FURACÃO ESTÁ COM A MACACA!

ATLÉTICO E PONTE LIDERAM!
Furacão  despacha Figueirense; Macaca aumenta a crise em São Januário; Galo e São Paulo pintam no G4. Flamengo afunda mais no Mineirão e Grêmio detona Corinthians com início arrasador. Hoje Sport x Goiás vale vaga no grupo de elite.

Foram vinte e um gols em sete jogos, média de três por partida, um verdadeiro SHOW DE BOLA! Destaque para o Atlético paranaense que venceu mais uma e garantiu a permanência na ponta da tabela chegando a 12 pontos. O segundo lugar é da Ponte Preta que deitou e rolou em São Januário e goleou o time do Vasco. A decantada defesa cruzmaltina parece ter virado abóbora e sofreu seis gols nos últimos dois jogos; Doriva só se sustenta na teimosia de Eurico. São Paulo e Santos fizeram um jogão, com viradas e reviradas. No fim, melhor para o tricolor que fez 3 a 2 e dormiu no G4. Outro que entrou no grupo de vanguarda foi o Atlético mineiro, O rolo compressor do Galo desta vez atropelou o Avaí, na Ressacada, 4 a 1; já são onze gols nos últimos quatro jogos. O Grêmio apostou num estilo Victor Belfort, só que ao contrário do ocorrido com o lutador, a aposta tricolor deu certo. Partiu pra cima do Corinthians e com cinco minutos já vencia por 2 a 0. Fechou em 3 a 1 e neste momento está a dois pontos do G4. Hoje às 16h a bola rola pra Fluminense e Coritiba no Maracanã e em caso de vitória por dois ou mais gols o tricolor entrará no "grupo da Libertadores" pela primeira vez. Outro jogo que pode definir mudanças no pelotão da frente acontece às 21h na Ilha do Retiro. Sport ou Goiás podem chegar a 11 pontos e garantir seu lugar ao sol. Palmeiras e Inter, também às 21h, fecham com briga por vaga no meio da tabela.

. . .

Enquanto isso no lado negro da força...   O Flamengo foi ao Mineirão e provou que o problema não estava no comando técnico, mas, sim, na falta de qualidade técnica dentro de campo. Mais uma vez foi um time apático, com raros lampejos, mas, nenhuma criação. Perder para o Cruzeiro de Vanderlei Luxemburgo é o time de mensagem na qual para o bom entendedor o pingo é um livro completo. Quarta derrota em cinco jogos; nenhuma vitória e o mesmo início da pior campanha já feita pelo rubro negro em brasileirões.  Já o Corinthians parece também viver seu inferno astral. Quando os corintianos perceberam que o jogo havia começado o placar já anotava 2 a 0 para o Grêmio. Ninguém chega e as saídas - certas e prováveis - só enfraquecem mais a equipe. Tomara que a diretoria acorde logo também, porque o campeonato já começou e já passaram pela quinta rodada...
O Vasco foi outra decepção da noite e já tem torcedor do Internacional querendo processar o colorado por ter sido o único time que conseguiu sofrer gol contra os cruzmaltinos. O ataque invisível já chegou a mais de 360 minutos sem balançar as redes adversárias; e se considerarmos que o único gol marcado não foi feito por um atacante de ofício aos 36 do segundo tempo... a conta pula para quase 450 minutos.  Ontem Gilberto perdeu pênalti (que só o Héber Roberto Lopes enxergou) e o Gigante se livrou de um destino mais cruel na Colina depois que o time ficou com menos um em campo - o goleiro Jordi foi expulso aos trinta do primeiro tempo. A permanência do técnico Doriva depende de quanto tempo ainda dura o charuto do Eurico.

. . .

Perguntar não ofende: Com que clima se disputa uma Copa América depois de tudo o que aconteceu na última semana?


quarta-feira, 3 de junho de 2015

AS VOLTAS QUE O MUNDO DÁ

"QUANDO TUDO ISSO ACABAR, O FUTEBOL SAIRÁ VENCEDOR!"
Presidente da FIFA renuncia; haverá novas eleições entre dezembro e março. Príncipe iraniano, ex jogador Ginola e até Zico demonstram intenção de concorrer.

Com a frase que intitula este post o ex presidente em exercício da FIFA Joseph Blatter anunciou sua renúncia ao cargo e declarou que haverá novas eleições entre dezembro deste ano e março de 2016. Apenas dois dias após ser confirmado para seu quinto mandato consecutivo à frente da entidade máxima do futebol mundial, o suiço não suportou a pressão - ou sabe-se lá que tipo de informações levaram o capo a tirar seu time de campo - e reuniu os poucos jornalista que ainda permaneciam em Zurique para dar publicidade a sua decisão. Não se pode afirmar que as recentes denúncias envolvendo o secretário geral Jerome Valcke influenciaram a mudança de posição de Sepp Blatter, certo é que jornalistam que cobrem as investigações do FBI informaram que Blatter é o alvo principal, o centro em torno do qual giram todos os processos paralelos que já levaram à prisão de sete dirigentes - entre eles o ex presidente da CBF José Maria Marín . Agora, é acompanhar o desenrolar do escândalo e conferir se os agentes conseguirão encontrar o elo que liga efetivamente o presidente Blatter às acusações de pagamento de propina no processo de escolha de sedes das principais competições geridas pela entidade. Estaremos de olho.

. . .

Logo após o anúncio da intenção de realização de novas eleições entre os meses de dezembro deste e março do próximo ano, nomes de peso já manifestam desejo de concorrer ao pleito. O príncipe iraniano Ali bin Hussein, que perdeu para Blatter nas eleições dois dias atrás e que recebeu 73 votos já era um nome natural; confirmado. Outro que declarou que poderá concorrer é o ex jogador francês Davi Ginola, unindo-se, desta forma a outros candidatos de respeito, entre eles o também ex jogador Zico. Todavia, tudo indica que, além do príncipe iraniano, o proponente com maior força política seja o presidente da UEFA, o também francês Michel Platini. Um dos maiores críticos do presidente demissionário, tendo inclusive indicado que Blatter deveria renúnciar para o bem da entidade, Platini chegou a cogitar o boicote dos países europeus à próxima Copa do Mundo na Rússia, assinalando com a possibilidade de realização de uma competição paralela durante do período de realização do mundial. Pode pintar como novo presidente da FIFA.

. . .

Enquanto isso a bola rola normalmente dentro dos campos. Ontem rolou a quinta rodada do brasileirão da série B. O Botafogo venceu fora de casa (2 x 1 no Paraná) fora de casa e assumiu a liderança da competição. O segundo colocado é o Náutico, que venceu o Ceará em casa por dois a zero. Na terceira posição está o Bahia; tricolor chegou aos 11 pontos depois do empate com o Macaé no Rio. Fechando o G4 o América mineiro ganhou do Sampaio Corrêa (1 a 0) no Horto e foi beneficiado pelo empate da equipe macaense. Na zona da degola Oeste, Bragantino, Santa Cruz e Mogi Mirim, que esta semana teve o técnico Edinho (filho do rei Pelé) demitido pelo presidente Rivaldo. Na próxima sexta feira a bola volta a rolar pela série B com os jogos da sexta rodada e, plagiando o suiço Joseph Blatter, que "no final, o futebol saia vencedor!"
 
  

terça-feira, 2 de junho de 2015

NOVAS FORÇAS OU CAVALOS PARAGUAIOS?

QUEM APOSTARIA?
Após quatro rodadas, Atlético PR, Sport, Ponte Preta e Goiás forma o grupo de equipes que estariam na Libertadores.

Furacões costumam ter forças devastadoras; o leão ainda reina absoluto e incontestável; a esperteza da Macaca, todos conhecemos; e o que dizer dos verdes ares que vem da região central do país?  É lugar comum caracterizar o campeonato brasileiro como uma competição que usualmente premia  os bons elencos capazes de manter a regularidade ao longo de 38 exaustivas rodadas; também é comum que tenhamos sempre um bom time entre os "pequenos" que  no início da competição desponta e ocupa lugar no grupo de elite, mas, na edição 2015 esses "pequenos" decidiram agigantar-se  e colocar uma pulga na orelha dos "favoritos".  Quem, em sã consciência, apostaria que depois de quatro rodadas o líder do certame seria o Atlético paranaense?  Sim, o mesmo Atlético que disputou hexagonal do rebaixamento no campeonato estadual do Paraná; que foi eliminado da Copa do Brasil pelo Tupi de Juiz de Fora; sim! O Atlético paranaense é o líder!  O segundo colocado é o Leão da Ilha do Retiro. O  rubro negro pernambucano que ficou de fora das finais do estadual deste ano e que tombou na Copa do Nordeste; sim! O Sport é o vice líder!   O terceiro lugar é da Macaca e o quarto colocado é o Goiás; o time paulista subiu no ano passado para a divisão de elite e os goianos acabaram de ser eliminados da Copa do Brasil pelo Ituano. Deu a louca no campeonato brasileiro? Na próxima rodada o Furacão encara o Figueirense no caldeirão  rubro negro; o Sport enfrenta o Goiás em jogo que pode definir a liderança; a Ponte, que tem sido um visitante indigesto, vai a  São Januário duelar contra um Vasco que ainda não venceu. Quem arrisca um palpite?

. . .

Na  outra extremidade da tabela outras "surpresas": o campeão carioca e dois dos "incaíveis" do brasileirão ocupam assentos na "zona da confusão". Esperava-se muito mais do Cruzeiro - atual bicampeão da competição - e  do Flamengo que antes do início do torneio anunciava que brigaria por vaga na Libertadores. O rubro negro da Gávea é um time instável, vem mal  também na Copa do Brasil, empatou em casa, sofrendo gol, com o Náutico e agora tem obrigação de marcar em Pernambuco; já a raposa ainda se recupera da ressaca  do "Mineirazzo" da quarta feira passado, quando, diante de mais de 50  mil  torcedores, tomou uma verdadeira coça do River Plate e foi eliminado da Libertadores. Já o time cruzmaltino que venceu o estadual do Rio de Janeiro começou a disputa mostrando solidez no sistema defensivo e problemas no ataque, mas, na última rodada viu a situação mudar... ...negativamente. A zaga, que até então era uma das menos vazadas do brasileiro, sofreu três gols do Galo mineiro e o ataque, que só marcou uma vez, continuou muito mal, resultado: o time entrou pela primeira vez na zola da degola. Na  pŕoxima rodada, Cruzeiro e Flamengo se enfrentam no Mineirão  e o Vasco vai receber a indigesta Ponte Preta em São Januário. E agora, dá pra arriscar algum palpite?

. . .

A "Dança dos Treinadores" que já levou ao palco gente de peso como Felipão e Luxemburgo pode ter  novos adeptos nas próximas rodadas. Doriva e Marcelo Oliveira entre os mais cotados. Dos que chegaram na última rodada, Cristóvão começou com derrota e Roger saiu com  um ponto do Serra Dourada. De positivo, uma leve melhora do Flamengo, mesmo perdendo o clássico contra o Fluminense, e um Grêmio que poderia ter levado os três pontos não fosse um erro da arbitragem que anulou um gol legal do tricolor gaúcho. Depois do apito final da última partida na quinta feira poderemos ter novidades entre os "dançarinos".